AgOpenGPS Brasil

Criei este novo tópico, para mostrar a placa que estou desenvolvendo e a lista de materiais para a instalação do sistema em tratores multimarcas utilizados no Brasil. :brazil:

3 Likes

Para facilitar a instalação e concentrar tudo em um único módulo, fiz o projeto da PCB da Figura 01, onde estão todos os componentes juntos. Que são protegidos pelo invólucro que é facilmente encontrado na AliExpress. Invólucro Plástico ECU


Figura 01 - PCB ja com todos os componentes

Nessa PCB, o Cytron MD13S, é utilizado somente quando irá utilizar o bloco hidráulico.

Para a utilização do motor elétrico, não é necessário a utilização do driver de controle, pois pode ser utilizado um motor Brushless, que já tem as entradas do PWM e DIR. Como demonstrado na Figura 02.


Figura 02 - Instrução de conexão do motor

A montagem no trator, deve ser considerada para cada trator, esse é o ponto difícil, na minha opinião.
No meu caso, tenho um MF6711, e foi relativamente fácil fazer a adaptação, na Figura 03.


Figura 03 - Adaptação MF6711

Caso alguém quiser, posso disponibilizar os arquivos (.stl)

O sensor de roda do meu trator, eu usei o recomendado pela lista de componentes da AgOpen, que é o da suspensão de um Cadilac, mas nos meus últimos projetos estou usando sensores disponíveis no Brasil como este Sensor Posição, muito bom utilizando ele em modo diferencial.

Para o sinal GPS, utilizo a combinação de dois ZED-F9P, um como base e outro como Rover, com a comunicação NTRIP.

Consigo utilizar nessa configuração, pois minha área tem cobertura 4G, mas já fiz testes com o sistema via rádio e funciona perfeitamente.

Quero atualizar o sistema do meu trator, com essa nova placa, e vou fazer alguns vídeos de como fiz a montagem e configuração de todo o sistema.

A placa de controle, também vou estar disponibilizando para quem quiser comprar, junto com o chicote (com todos os conectores padrão DEUTCH)

Esse modelo vai utilizando o sistema via USB, que têm alguns problemas na questão das COM Ports. Algumas vezes elas mudam de nome, por conta do Hub USB e acabam atrapalhando a operação.

Bom, conforme eu for atualizando vou postando aqui.
:brazil:

1 Like

Valeu Alisson! Também estou nessa caminhada rumo ao AGO completo. Mas estou tendo muita dificuldade (apesar de ter uma pequena experiência em eletrônica), com a quantidade de informações e por falta do inglês… Aí não sei qual a lista e onde comprar…
Mas q bom q consegui encontrar mais Brasileiros
Se puder fazer uns passo a passo em português ficaria muito agradecido

O componente mais difícil no meu ponto de vista, ainda é o BNO08X
O restante, você consegue encontrar no ML e no AliExpress
Esse Motor Brushless com essa Roda, da de fazer um sistema “quebra dedo” bem bacana, ou com as engrenagens impresso em 3D.
Para a tela eu recomendo o Getac F110, K7G ou o Panasonic FZ-G1.

Top! Vc poderia disponibilizar a lista de componentes pra eu começar a compra? Seria de grande ajuda! eu sei q tem no site mas achei confuso sem saber se era atualizado ou não …

1 Like

Vc está utilizando motor com 12v correto ?

Sim, da de utilizar o de 12V e o de 24V, para o de 24V você vai precisar de um Conversor 12V a 24V 10A.
Caso a sua direção seja pesada, recomendo o de 24V.

Compartilhar com vocês alguns sistemas rodando o AgOpenGPS

Por onde comprou os modulos? Quanto fica o valor total com taxas do modulo GPS?

Alisson,

O projeto dessa placa é seu?

Faço importação direto com o fabricante.

Sim, a PCB é projeto meu. Essa da foto é com a interface USB, estou desenvolvendo a com interface via Ethernet.

Voce vende esses produtos? Eu gostaria de começar a estudar essa ferramenta, porem tenho medo de comprar pelo aliexpress e ser taxado.

Consigo vender, ou te indicar onde compra.
Meu contato alissondaga@gmail.com
Vou estar fazendo um upload de um sistema que instalei a pouco, e vai te ajudar a entender como que funciona o sistema.

1 Like

Alguem aqui usou a placa PANDA? Eu estou em duvida onde injetar o RTCM. Se é na placa do GPS ou se é diretamente no TEENSY. Eu olhei o codigo e não consegui identificar.

Eu já utilizei recebendo a correção por radio e injetei diretamente na UART do GPS

Então estou utilizando a placa panda, eu estou injetando na porta RX2 igual eu fazia sem a placa PANDA, mas não esta dando certo não.

Não sei esta usando radio ou outro método, mas confere o Baud Rate da UART 2 do GPS se esta igual ao baudrate do dispositivo que esta enviando a correção. Se for a placa Ardusimple ela tem a serigrafia da placa invertida então o pino onde deve ser injetado o RTCM é o TX2.

1 Like

Sim, está ambos na mesma Baud Rate. Estou usando uma Board com ESPRTK para Base e o GPS é uma palca Skytraq PX1125R. O Slave dela é o RX2.

Bom dia, não tenho conhecimento nenhum na área de eletrônica, não tem ninguém aqui no Brasil que vende os módulos pronto pra colocar no trator por um preço acessível ao pequeno produtor?

1 Like