AgOpenGPS Brasil

Criei este novo tópico, para mostrar a placa que estou desenvolvendo e a lista de materiais para a instalação do sistema em tratores multimarcas utilizados no Brasil. :brazil:

1 Like

Para facilitar a instalação e concentrar tudo em um único módulo, fiz o projeto da PCB da Figura 01, onde estão todos os componentes juntos. Que são protegidos pelo invólucro que é facilmente encontrado na AliExpress. Invólucro Plástico ECU

Figura 01 - PCB ja com todos os componentes

Nessa PCB, o Cytron MD13S, é utilizado somente quando irá utilizar o bloco hidráulico.

Para a utilização do motor elétrico, não é necessário a utilização do driver de controle, pois pode ser utilizado um motor Brushless, que já tem as entradas do PWM e DIR. Como demonstrado na Figura 02.

Figura 02 - Instrução de conexão do motor

A montagem no trator, deve ser considerada para cada trator, esse é o ponto difícil, na minha opinião.
No meu caso, tenho um MF6711, e foi relativamente fácil fazer a adaptação, na Figura 03.

Figura 03 - Adaptação MF6711

Caso alguém quiser, posso disponibilizar os arquivos (.stl)

O sensor de roda do meu trator, eu usei o recomendado pela lista de componentes da AgOpen, que é o da suspensão de um Cadilac, mas nos meus últimos projetos estou usando sensores disponíveis no Brasil como este Sensor Posição, muito bom utilizando ele em modo diferencial.

Para o sinal GPS, utilizo a combinação de dois ZED-F9P, um como base e outro como Rover, com a comunicação NTRIP.

Consigo utilizar nessa configuração, pois minha área tem cobertura 4G, mas já fiz testes com o sistema via rádio e funciona perfeitamente.

Quero atualizar o sistema do meu trator, com essa nova placa, e vou fazer alguns vídeos de como fiz a montagem e configuração de todo o sistema.

A placa de controle, também vou estar disponibilizando para quem quiser comprar, junto com o chicote (com todos os conectores padrão DEUTCH)

Esse modelo vai utilizando o sistema via USB, que têm alguns problemas na questão das COM Ports. Algumas vezes elas mudam de nome, por conta do Hub USB e acabam atrapalhando a operação.

Bom, conforme eu for atualizando vou postando aqui.
:brazil:

1 Like

Valeu Alisson! Também estou nessa caminhada rumo ao AGO completo. Mas estou tendo muita dificuldade (apesar de ter uma pequena experiência em eletrônica), com a quantidade de informações e por falta do inglês… Aí não sei qual a lista e onde comprar…
Mas q bom q consegui encontrar mais Brasileiros
Se puder fazer uns passo a passo em português ficaria muito agradecido

O componente mais difícil no meu ponto de vista, ainda é o BNO08X
O restante, você consegue encontrar no ML e no AliExpress
Esse Motor Brushless com essa Roda, da de fazer um sistema “quebra dedo” bem bacana, ou com as engrenagens impresso em 3D.
Para a tela eu recomendo o Getac F110, K7G ou o Panasonic FZ-G1.

Top! Vc poderia disponibilizar a lista de componentes pra eu começar a compra? Seria de grande ajuda! eu sei q tem no site mas achei confuso sem saber se era atualizado ou não …

Vc está utilizando motor com 12v correto ?

Sim, da de utilizar o de 12V e o de 24V, para o de 24V você vai precisar de um Conversor 12V a 24V 10A.
Caso a sua direção seja pesada, recomendo o de 24V.

Compartilhar com vocês alguns sistemas rodando o AgOpenGPS

Por onde comprou os modulos? Quanto fica o valor total com taxas do modulo GPS?

Alisson,

O projeto dessa placa é seu?

Faço importação direto com o fabricante.

Sim, a PCB é projeto meu. Essa da foto é com a interface USB, estou desenvolvendo a com interface via Ethernet.

Voce vende esses produtos? Eu gostaria de começar a estudar essa ferramenta, porem tenho medo de comprar pelo aliexpress e ser taxado.

Consigo vender, ou te indicar onde compra.
Meu contato alissondaga@gmail.com
Vou estar fazendo um upload de um sistema que instalei a pouco, e vai te ajudar a entender como que funciona o sistema.

Alguem aqui usou a placa PANDA? Eu estou em duvida onde injetar o RTCM. Se é na placa do GPS ou se é diretamente no TEENSY. Eu olhei o codigo e não consegui identificar.

Eu já utilizei recebendo a correção por radio e injetei diretamente na UART do GPS

Então estou utilizando a placa panda, eu estou injetando na porta RX2 igual eu fazia sem a placa PANDA, mas não esta dando certo não.

Não sei esta usando radio ou outro método, mas confere o Baud Rate da UART 2 do GPS se esta igual ao baudrate do dispositivo que esta enviando a correção. Se for a placa Ardusimple ela tem a serigrafia da placa invertida então o pino onde deve ser injetado o RTCM é o TX2.

Sim, está ambos na mesma Baud Rate. Estou usando uma Board com ESPRTK para Base e o GPS é uma palca Skytraq PX1125R. O Slave dela é o RX2.