AgOpenGPS NO BRASIL ,,, COMO USA R

OLA AMIGOS ALGUEM PODE AJUDA COMO CONFIGURA EM TABLETE O APLICATIVO SE TERIA COMO COLOCA A LINGUAGEM EM PORTUGUES , OU TERIA OUTRO APLICATIVO PRA AQUE POSA USA NO BRASIL … DESDE JA AGRADEÇO texto realçado

4 Likes

Ainda não há tradução para o português, mas o software é simples de ser usado em inglês, ou espanhol que é o idioma disponível mais próximo do português…

Eu estou realizando a tradução do manual para português. E mais pra frente provavelmente irei traduzir o programa em si, mas por enquanto é igual o Bruno falou, use em espanhol.

MUITO BOM , OQUE EU VOU PRECISA TABLETE E UMA ANTENA QUE PEGA SINAL VIA BLUETOOH AI E SO CONFIGURA UMA MAQUINA PRA USAR COMO BARRA DE LUZ texto em negrito

Sim, um tablet com processador Intel executando o Windows 10 ou 11, mas não “Windows 11 S”.

Há muitas maneiras de conectar o GPS. Uma é usar um adaptador RS232 para USB para conectar um receptor comercial que possa transmitir dados NMEA por um cabo RS232. Ou use um adaptador RS232 para bluetooth.

Outra maneira é conectar a uma placa ZED-F9P com um cabo USB. Ou use o adaptador serial para bluetooth com o ZED-F9P.


Yes, a tablet with an Intel processor running Windows 10 or 11, but not “Windows 11 S.”

There are many ways to connect GPS. One is to use a RS232 to USB adapter to connect a commercial receiver that can transmit NMEA data over an RS232 cable. Or use an RS232 to bluetooth adapter.

Another way is to connect to a ZED-F9P board with a USB cable. Or use a serial to bluetooth adapter with the ZED-F9P.

Se você só quer usar como barra de luz, se não me engano existem aplicativos para Android que seriam mais baratos de serem usados (já que geralmente tablets com windows são mais caros), você usaria ele pra aplicar agrotóxicos só? Sem piloto, sem controle de seção, sem nenhuma automação?

2 Likes

ola vc lembra qual aplicativo seria pra mim usar so pra aplica agrotoxico …

Olá, estudando muito sobre o assunto, quero criar meu piloto baseado no conteúdo disponível. Algum tópico de ajuda ou uma Wiki?
Estou com muita duvida em relação aos componentes para o projeto. Pelo que entendi até agora para um piloto simples vou precisar:

  • Um dispositivo Windows
  • Receptor GPS ZED-F9P e uma antena
  • Giroscópio com Magnetometro.
    -Uma PCB para montar
    -Sendor WAS para as rodas.
    -Ponte H e um motor para controlar direção

Para pulverização ainda vou precisar uma Base RTK?
Esses dispositivos são caros no Brasil, vale a pena importa-los pelo Ali Express?

1 Like

You can watch the videos from
pcb assembly

Overview

Official site
https://www.youtube.com/channel/UC62XU8ZdXX_ALNYKRAWkFeg

You can put the subtitles in Portuguese (I think it’s the closest thing to Brazilian)

Olá Charles, estou montando um sistema pela primeira vez creio que semana que vem ou na próxima eu consiga instalar no trator e fazer alguns testes.

Bem da sua lista de materiais o magnetometro seria caso usasse o CMPS 14, eu optei por usar o BNO 085 que não possui magnetometro (bussola), já utilizei esses dispositivos em drones e são muito sujeitos a interferência causada por campos magnéticos gerado pelos fios.

Com apenas um ZED f9p você não terá a precisão abaixo de centímetro, chuto que vai ter uma precisão de 0,5m com vários satélites podendo serem vistos.

Meus módulos Ardusimple ZED f9p eu comprei e mandei entregar em uma caixa postal no Paraguai para evitar ser taxado, (se atente que há noticias que nosso governo vai impor taxação no momento da compra em pouquíssimo tempo)

Você é de qual cidade ? Toledo possui uma estação compartilhando dados de correção no RTK2GO se chama “DagaSRL”, se for próximo e você tiver sinal de internet em seus campos poderá usar essa correção para obter o RTK sem ter que montar uma estação base própria, eu estou à 50km dessa base então não é viável utilizar as correções, e não possuo cobertura de sinal em todos campos também

Olá Bruno, sou de Maripá PR, fica entre Toledo e Palotina.
Então estou na dúvida se compro logo 2 ZED f9p ou uma para começar os teste. Também pensei na possibilidade para enviar para uma um endereço no nosso querido país visinho.
O que me deixou muito em dúvida, essa parte dos receptor GNSS, até encontrei para vende em um site brasileiro, mas R$4500,00, e pesquisei no Aliexpress, mas tem placas genéricas usando chip Ublox, que não passam muita confiança.

Outra coisa que o material do AgOpenGPS não deixa muito claro essa questão do giroscópio. Se uso um genérico barato ou esses BNO085 ou se posso comprar aqueles mais genéricos que vende no Aliexpress.

Já possuo placas do Arduino a um bom tempo, agora vou encomendar a Ponte H para iniciar teste.
Possuo um GPS Garming GLO para testes.

Um desses vídeos já tinha assistido usando as legendas, mas agora vou assistir com mais atenção.
Fico muito agradecido pela dica!

Eu particularmente acho que vale a pena pegar o ardusimple, já é usado por várias pessoas e não corre-se o risco, eu cheguei a testar com módulos ublox m8n mas meu sistema de direção estava precário então não deu pra tirar boas conclusões

Sobre o IMU eu comprei no Aliexpress, pelo que entendi o AOG suporta o bno 085, bno 055 e o CMPS14.

Maripá fica a aproximadamente 30km de Toledo, segundo o site da Ardusimple você estaria no limite de poder usar a estação de correção

Sobre essa Base RTK em Toledo, eu teria de entrar em contato com quem para fazer algum testes?
Eu cheguei a pesquisar sobre as Base RTKs, e encontrei um sistema do IBGE que fornece dados RTK ao que parece para serviço de topografia. O problema que a base mais proxima é Cascavel, e me parece que o tempo de envio de dados é muito lento.

Eu possuo algumas areas de terra que são mais baixos e talvez não pegue sinal de internet, então estava pensando em fazer uma RTK com radio, justamente em um post que você pediu sobre radios LoRA.
Mas está tudo ainda na ideia. Vou começar encomendando o F9P, no site tem a opão de cabeçalho soldadado, isso os pinos Arduino ou se refere ao conectores RF e USB?

Não precisa falar com ninguém basta acessar a lista de estações do rtk2go usando o IP e porta: 3.23.52.207:2101 vai ter uma lista de estações, procure pela DagaSLR, pelo que Entendi é uma estação mantida por uma empresa de Toledo chamada Daga Agrinav, inclusive quem me falou deles foi meu professor de eletrotécnica aqui em Foz do Iguaçu onde faço faculdade.

eu cheguei a usar essas correções do IBGE, mas são de GPS Trimble demoram a fixar, isso que estou em foz a 5km de Itaipu onde tem uma base dessas.

Nosso relevo aqui no oeste não ajuda muito, e a operadoras de celular tem um sinal péssimo se não era fácil resolver usando Ntrip

A minha idéia é montar uma base móvel em um tripé com o rádio e levá-la pro campo quando for usar

Inclusive se quiser montar a placa sem esperar da china eu tenho 4 PCB KaupoiMOD encomendei 5 na jlcpcb

1 Like

Estava agora mesmo pesquisando sobre a PCB na jlcpcb. Com certeza gostaria de comprar uma pcb sua se estiver disposto a vender. Mas primeiro vou efetuar o pedido do simpleRTK2B.

Certo, se bem que talvez seja vantagem pedir a pcb na jlcpcb, o custo de 5 placas lá é menor do que o valor do frete por correios pra eu te enviar uma.

kkkkk o Miguel já está traduzindo…

Estou fazendo este trabalho de tradução no c# mas ainda é um começo, preciso entrar em contato com a comunidade para disponibilizar meu trabalho…

2 Likes

Legal, mais uma comunidade!
Eu que mantenho a estação de correção RTK aqui em Toledo.
Com 50 km de raio funciona bem, mas é necessário ter conexão via internet.
Já consegui fazer rodar o sistema e estou em fase de melhorias.
Trabalho com todos os equipamentos para montar base RTK, inclusive com rádios.
O que puxa é os preços.

1 Like