AgOpenGPS NO BRASIL ,,, COMO USA R

Bruno Henrique, pode compartilhar o nome do professor? Também fiz faculdade aí em Foz

1 Like

Olá Alisson! Interessante saber que em até 50km tem um bom funcionamento, o que complica é a falta de conexão com a internet nos campos, talvez a saída seja uma estação em casa que obtenha o sinal pelo RTK2go e envie por radio.

O professor que me falou sobre você é o Marcelo Brandt.

essa semana eu fiz alguns testes com o sistema, ainda não consegui uma boa configuração de direção automática, mas é questão de ajuste das configurações do motor, Integral etc.

Fiz um teste rápido e sem muito critério também do radio LoRa, montei ele juntamente com o modulo Ardusimple fui até as propriedades de moto até perder RTK Fix, detalhe que muito perto da base havia uma casa e um barracão bloqueando o sinal, além do relevo que impedia linha de visada, e mesmo assim obtive 1,57km de sinal

Algumas fotos de como montei o sistema, a engrenagem cortei em MDF na CNC apenas para testar, e ajustar o projeto no CAD, já encomendei impressa em 3D.



2 Likes

Bruno,
Que bacana que ficou sua montagem.
O Marcelo estudou comigo na universidade hehe

Na safra do milho fiz todas as pulverizações utilizando o piloto da AgOpen, e com a correção RTK
Utilizei até a função UTurn, para as manobras de cabeceira, e bateu certinho.

Legal que você está utilizando a placa KaupoiMOD, eu utilizo no meu sistema a AutoSteerPCB, até tenho sobrando essas placas, na época fui inventar de fazer no BR, paguei uma fortuna.

Eu tenho as impressoras 3D, ai consegui fazer as engrenagens. Estou utilizando um motor brushless no meu, ai não preciso da placa de controle do motor.

Não tenho nenhuma foto que presta do meu sistema.
Tirei um print do vídeo, mas vou atualizar o sistema e compartilho aqui o resultado.

1 Like

Legal!! ficou bem limpo seu suporte do motor, eu também orcei aqui no Brasil a placa AutoSteerPCB e ficava realmente muito caro, ai comprei as placas de fenolite virgem e fiz uma na CNC router que possuo aqui no sitio do meu pai só para testar, depois encomendei essas KaupoiMOD para que coubessem nessas caixas herméticas menores, ficou tudo bastante apertado mas coube kkk. O pedido mínimo eram 5 então tenho 4 placas sobressalentes aqui.

Você poderia passar mais detalhes sobre o motor brushless e sua instalação ? usa um ESC ? minha ideia desde que tomei iniciativa de montar o sistema era usar um.

Eu testei apenas por algumas horas tentando ajustar os parâmetros de direção mas o trator hora demora a corrigir hora corrige com muita intensidade e passa da linha, tenho de arrumar mais tempo para acertar isso e fazer a instalação definitiva dos chicotes.

Que top, você tem uma CNC aí e eu tenho as impressoras 3D, acredito que podemos trocar figurinhas. Estou com alguns projetos parados pq não consigo CNC.

O motor brushless que comprei, já vem com a placa integrada, já vem com os fios (Vcc, GND, CCW, PWM), mas estou desenvolvendo uma ESC para controlar um conjunto de motores, como o do francês da Farmtek.

Estou com um GPS exclusivo para o AgOpen, que fornece dados de localização e inclinação. Estou só aguardando as placas para comercializar.

Se vier a Toledo, me avisa e venha conhecer o que estamos desenvolvendo.

“Eu testei apenas por algumas horas tentando ajustar os parâmetros de direção mas o trator hora demora a corrigir hora corrige com muita intensidade e passa da linha, tenho de arrumar mais tempo para acertar isso e fazer a instalação definitiva dos chicotes.”

Tive esse problema, ainda não sei se foi falta de capacidade do meu tablet antigo, ou o HUB USB.

Minha CNC é caseira, não é tão precisa quanto uma maquina industrial e corta apenas materiais “moles” (madeira plástico etc. nunca tentei usinar metais na verdade), mas podemos nos ajudar sim!

O motor brushless que comprei, já vem com a placa integrada, já vem com os fios (Vcc, GND, CCW, PWM), mas estou desenvolvendo uma ESC para controlar um conjunto de motores, como o do francês da Farmtek.

Entendi, eu pratico aeromodelismo então possuo alguns ESCs e motores aqui, mas giram apenas em um sentido, talvez com um ESC de Automodelo para um único motor funcione, pois tem inversão, (frente e ré). Eu vi alguns vídeos da Farmtek e realmente para uma solução comercial aquele é o caminho.

Tive esse problema, ainda não sei se foi falta de capacidade do meu tablet antigo, ou o HUB USB.

Então, o tablet que usei não é dos melhores em capacidade de processamento, e estava usando um HUB também. nos próximos testes vou fazer com o notebook e eliminar o HUB pra ver como fica.

Estou com um GPS exclusivo para o AgOpen, que fornece dados de localização e inclinação. Estou só aguardando as placas para comercializar.

Seria algo parecido com o que estão usando Teensy 4.1 e as frases $PANDA ? sincronizando GPS e IMU?

Eu queria ter ido no Show rural visitar os stands do PTI e o de vocês… mas pode deixar que quando for para Toledo passo ai

Estou trabalhando em cima do L6235D, para o controle dos motores Brushless, fica muito bacana aquele setup, e tira o trabalho de ter que desacoplar o motor.

Entendi, eu pratico aeromodelismo então possuo alguns ESCs e motores aqui, mas giram apenas em um sentido, talvez com um ESC de Automodelo para um único motor funcione, pois tem inversão, (frente e ré). Eu vi alguns vídeos da Farmtek e realmente para uma solução comercial aquele é o caminho.

Os motores para essa aplicação são os utilizados naqueles estabilizadores de câmeras, e ultimamente estou vendo de utilizar os motores dos Hoverboards, comprei um hoje para fazer as adaptações e ver se consigo controlar ele com o AgOpen.

Então, o tablet que usei não é dos melhores em capacidade de processamento, e estava usando um HUB também. nos próximos testes vou fazer com o notebook e eliminar o HUB pra ver como fica.

Vou tentar utilizar o hub nessa minha configuração atual, para eliminar essa dúvida.

Seria algo parecido com o que estão usando Teensy 4.1 e as frases $PANDA ? sincronizando GPS e IMU?

Sim, a mesma sincronização utilizada no Teensy 4.1, mas rodando em um espressif via bluetooth, em 10 Hz, com correção NTRIP.
Quero testar ele neste final de semana para ver como se comporta.
Assim já elimina um cabo USB.

Os motores para essa aplicação são os utilizados naqueles estabilizadores de câmeras, e ultimamente estou vendo de utilizar os motores dos Hoverboards, comprei um hoje para fazer as adaptações e ver se consigo controlar ele com o AgOpen.

justo, os motores de gimbal realmente são uma boa opção, esse do hoverboard eu cheguei a cogitar no futuro, a vantagem é que ele pode ser montado abaixo do volante na própria coluna de direção, sem engrenagem polias etc, fica muito mais limpo ainda

Sim, a mesma sincronização utilizada no Teensy 4.1, mas rodando em um espressif via bluetooth, em 10 Hz, com correção NTRIP.
Quero testar ele neste final de semana para ver como se comporta.
Assim já elimina um cabo USB.

Bacana!! eu quase encomendei um Teensy 4.1 essa semana mas o preço esta um pouco alto, e tinha visto que alguém estava tentando implementar no ESP32, estava no aguardo de alguma novidade, tu já tem uma versão funcionando então, torcendo para que funcione tudo corretamente.

Bacana!! eu quase encomendei um Teensy 4.1 essa semana mas o preço esta um pouco alto, e tinha visto que alguém estava tentando implementar no ESP32, estava no aguardo de alguma novidade, tu já tem uma versão funcionando então, torcendo para que funcione tudo corretamente.

Vou fazer uns testes e tirar umas fotos melhores e posto aqui o resultado.

1 Like

Amigos, estou comecando nesta area como estudante e pesquisando solução livre.
Gostaria de compartilhar e participar desta comunidade.
Sou de Mato Grosso, Cuiabá.
Estudando curso AgroComputação FatecSenai

1 Like

Olá Ricardo Bem vindo.

Olá Bruno, tudo bem? você presta serviços de consultoria? estamos com um projeto novo aqui na empresa e gostaria de ver se você pode nos ajudar.
Lucas Medeiros
(43)9 8822-9779

Bom dia pessoal, sou de Ipiranga-PR e gostaria de saber mais sobre como utilizar o AGopenGps, eu ja faço alguns projetos com arduíno e como temos uma propriedade rural gostaria de introduzir essa tecnologia aqui, minha duvida é sobre a compra das placas, vi que é bem carinho importar sem falar no custo de ser taxado, quem ja montou esse projeto no Brasil como desenvolveu? Que antena utilizou?

Boa tarde Geisciano, tudo beleza?
Eu tenho alguns projetos com o AgOpena rodando, alguns com motor elétrico e um com o bloco hidráulico de um usuário aqui do forum.
Estou desenvolvendo uma série de como montar o AgOpen e que peças utilizar.
Posso te indicar qual tablet comprar e os sensores que fica bacana a instalação, e o motor elétrico para fazer as adaptações.
A placa para controlar eu tenho algumas que eu mesmo desenvolvi e que funcionam perfeitamente, tanto com o motor ou blocos hidráulicos PWM.
Como tenho uma empresa que fabrica GNSS agrícola, posso conseguir para você a antena que precisar.

1 Like

Montagem do sensor de ângulo em um Valmet 985

Bloco hidráulico no Valmet

2 Likes

https://youtube.com/shorts/fGzhI6LBl9I?feature=share

Qual bloco hidraulico voce utilizou? Eu sou de Ubirata-PR. Estou montando um para meu trator.

Sensacional meu caro, eu fico muito agradecido. Na verdade a minha dúvida é realmente sobre os equipamentos que comprar e onde comprar, se você vende as que vc desenvolve me passa os valores por gentileza. Eu estava vendo a antena para comprar e achei bem salgado aqui no Brasil, e importar tenho medo de ser taxado.

Como está seu avanço na tradução para o Português?

Comprei dois ZED F9P no AliExpress. Ambos vieram com grafia da Ublox no chip. Usei o uCenter para configurar a Base e Rover, e funcionou perfeitamente. Consegui travar o parâmetro Position Fix Type em TIME.