AgOpenGPS NO BRASIL ,,, COMO USA R

Eu nos meus primeiros testes estava utilizando o Dell Venue e tive os mesmos problemas. Acabei deixando o Dell rodando como a base NTRIP e usando um pc fanless para instalar no trator.

Eu tive estes problemas de conecção quando utilizei um um HUB USB genérico, marca Mtek se não me engano, depois mudei todo sistema para UDP e achei muito mais prático, é só ligar uma chave e tudo se conecta automaticamente.

segue alguma fotos do sistema que instalei em um Valmet 88 esse ano, os primeiros testes reais em operação vão ser realizados agora antes do plantio da soja.

Montei todo sistema em uma caixa selada, o Valmet 88 tem pouco espaço para adicinar equipamentos e não possui cabine, entao tudo tem que ter certa resistencia a água, sempre ocorre de ser pego por chuva.




A correção para o RTK está sendo transmitida via rádio, montei a base em uma caixa, o rádio no alto de uma torre e a comunicação entre o F9P e o rádio é realizada por RS485. por um cabo ethernet inde usei adaptadores injetores de POE para levar energia até o rádio.

Alguns videos dos testes

3 Likes

Adaptei o codigo do controle de seção por chaves para ler dois sensores indutivos instalados na plantadeira, assim as marcação das seções no monitor só serão ativadas quando realmente os cambios de semente estiverem girando

3 Likes

Olá, gostaria de saber qual configuração de hardware vc estao usando, Teensey ou arduino nano ?
e por qual site vc compraram, como conseguiram importalos ?

Bruno, sensacional seu sistema, gostei muito da parte da caixa hermética com o conector automotivo, ficou bem feito, apenas 3 conexões.
Eu ainda não consegui solucionar meu problema com o hub usb.
Testei o sistema em campo so que com o simulador naquela função de ângulo 0 sem o hub e Funciona 100% mas assim que conecto o hub sozinho sem gps apos alguns segundos desconecta.
Meu tablet é um dell venue 11
O que você acha do sistema udp? Eu estou meio receioso de aderir ao udp pois meu tablet não tem entrada Ethernet sendo assim iria novamente necessitar de um hub usb com porta Ethernet.

A maioria arduino, tennsy é caso voce queira montar um “panda” ou o sistema “all in one”.
Pra nós brasileiros o melhor lugar pra comprar é da china, eu particularmente comprei o f9p na mouser mas nao recomendo porque tomei uma taxa absurda o resto pedi tudo do aliexpress.
O f9p também encontra no Aliexpress

1 Like

Bruno analisei sua base rtk pelas fotos e parece que é simples porém tenho algumas duvidas.
A config do ublox que você utilizou foi as mesmas do fórum ?, e quais constelações vc habilitou na base e rover para ter a melhor acurácia ?
Poderia detalhar mais sobre o rádio, frequência, tipo de sinal, e o modelo se foi o LORA.
E qual o tipo de comunicador rs485 utilizado ?
Para enviar as mensagens rtcm em campo necessitou de um pc conectado ? tablet, raspberry.
Perdão por tantas perguntas rsrsrs, eu ainda não sei muito sobre base rtk, e como na minha região a base ntrip mais proxima fica a 50km é inviável.

Eu configurei a base por conta, sem utilizar o arquivo de configuração disponivel, utilizei uma das UART para enviar as mensagens RTCM, a saída dessa UART vai conectada a entrada do conversor RS485 como este:
Conversor de dados TTL para RS485 - Eletrogate | Arduino, Robótica, IoT, Apostilas e Kits

Sobre as constelações eu desativei apenas a BeiDou, tanto na base quanto no rover, o restantante estou utilizando, não posso garantir que seja a melhor opção, não fiz testes ainda em relação a isso.

Para o envio das mensagens não necessita nada conectado a base, ela é alimentada por uma fonte 9V (que era do roteador instalado no trator) depois da fonte há um conversor DC/DC LM2596 regulado para 5V que alimenta o F9P eo conversor UART–> RS485, para enviar os dados e alimentação até o rádio no topo da torre, utilizei um adapator injetor de POE como este:

onde os dados são enviados em um par trançado do cabo ethernet (cabo trançado é obrigatório no RS485) e junto em outros fios é levado 9V, no topo da antena há um outro injetor POE dessa vez pra separar o sinal da alimentação, um regulador de tensão pra 5V que alimenta o converosr RS485 → UART e o rádio LoRa E22-900T30D.

Então é so colocar na tomada que ela faz a busca dos satelites e ja fixa em modo TIME. Eu utilizei o Ucenter para fazer a pesquisa da posição com precisão de 0,002m, utilizando a rede RBMC do IBGE em Ntrip, o F9P em modo survey-in, anotei as coordenas X,Y e Z, e defini a base como Fixed Mode.

A PCB da base é bem simples
Capturar

1 Like

A região aqui é relativamente acidentada, mas o rádio tem funcionado bem, apenas em uma propriedade nesse ponto específico à esquerda (a base está a direira) há falha no sinal, em outro ponto mais abaixo no sitio o sinal retorna e mais acima também.

1 Like

Parabens Bruno, projeto ficou muito bom. Queria eu ter tempo e esse conhecimento para fazer um sistema mais robusto. Agora começou o plantio, vou continuar com o projeto que montei, mas para ano que vem vou tentar fazer um sistema RTK semelhante ao seu, e fazer mais um autopiloto para colocar no trator que planta, pois coloquei o sistema no uniport.

Obrigado Charles! Eu só fui ter tempo agora depois que terminei a faculdade, na verdade perdi muito tempo e um pouco de dinheiro tentando fazer o sistema o mais selado possível, o fato do trator não ter cabine complicou bastante, boa parte das preocupação que tive em um trator com cabine não existiriam.

Vou tentar utilizar esse ano no plantio da soja, aqui não começamos ainda, mas o Valmet 88 tem a frente leve e sem tração, em alguns momentos da uma espécie de “flutuada” na direção. Vamos ver como se sai, tento compartilhar os resultados aqui.

1 Like

Ola Bruno. Assim como vc tambem montei meu sistema com esse radio e220-900-30d. Porem acredito que vc foi mais bem sucedido que eu, pois estou tendo problema de perda da precisão quando chego aos 600 metros começa uma pequena deriva na posição, acredito que seja perda de pacotes de correção.
Poderia me passar mais informação de como montou sua base pra eu entar resolver meu problema aqui… Tipo que configuração usou no radio? Baudrate da porta, taxa de dados do radio, etc. Quantos dbi São as antenas? Qual a altura da torre?
Outra coisa vc colocou o gps em um gabinete separado do radio pq teve problema de interferencia ou foi apenas questde facilidade na montagem?
Muitas penguntas ne…:sweat_smile: mas ficaria muito agradecido se puder me ajudar.